• English
  • Français
  • Español
  • Deutsch
  • Português
  • 中文 (香港)

Karmapa

Karmapa Khienno

Orações para que a Pandemia diminua

Transmissão em directo no Facebook ou YouTube

Liderado por Sua Santidade 17o Gyalwang Karmapa Ogyen Trinley Dorje
18-24 ABRIL 2020 | 15:00

voltar a consultar no Karmapa Facebook page ou Karmapa YouTube page

Sobre as Preces em directo para uma época de pandemia:

Durante a próxima semana, enquanto recitamos orações em conjunto com o Gyalwang Karmapa para que a pandemia diminua, por favor siga as regras e regulamentos do país onde estiveres. Ao invés de se reunirem em grandes grupos, por favor permaneçam nas vossas próprias casas e rezem o mais fervorosamente possível:

  • Para que os doentes possam recuperar-se rapidamente,
  • Para que médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde continuem a encontrar novos tratamentos e medicamentos,
  • Para que aqueles que faleceram avancem para um renascimento feliz,
  • Para que a pandemia possa acabar rapidamente em qualquer parte do mundo,
  • E que a saúde, a felicidade e a prosperidade possam florescer.

His Holiness the 17th Gyalwang Karmapa Ogyen Trinley Dorje will give a special talk on the ongoing Coronavirus pandemic.

April 14th, 2020

Eu gostaria de desejar a todos Tashi Delek.

Neste momento em que, como todos sabem, a pandemia do coronavírus se espalhou por todo o mundo, criando uma crise inconcebível, eu permanecia em retiro, mantendo alguma distância da sociedade. Mas sou incapaz de suportar esse sentimento e gostaria de dizer algumas palavras hoje.

Desde o momento em que essa epidemia começou a se espalhar, ela afetou severamente a vida cotidiana e a saúde de todos na Terra. Preocupamo-nos ansiosamente com o que acontecerá no futuro.

O Bhagavan Buda disse que tudo o que é composto é impermanente. Independentemente da situação que enfrentamos em nossas vidas, ela sempre muda, não ficando parada nem por um instante. Somos capazes de lidar com muitas mudanças, mas apenas sabendo que isso não é substituto.  Quando, às vezes, há mudanças na direção que queremos ou quando mudanças positivas excedem nossas expectativas, temos a esperança de que haverá mudanças ainda maiores ou maiores. Mas quando é o contrário e há mudanças incompreensíveis para o mal, ficamos com medo e não sabemos o que devemos fazer.

Portanto, quando somos confrontados por uma impermanência tão grande como agora, devemos fazer o que podemos para não entrar em pânico e, em vez disso, olhar para dentro de nós mesmos. 

Por exemplo, muitas coisas que normalmente não valorizamos devidamente são realmente incrivelmente preciosas. Devemos relaxar e pensar em nossa boa saúde e na felicidade que é ter pessoas que são queridas por nós. Então podemos usar essa crise para melhorar a nós mesmos e aprender algo novo.  Eu acho que tentar fazer isso será muito benéfico.

Esta pandemia atual não discrimina entre homens e mulheres, entre raças e nacionalidades, entre aqueles com riqueza e poder e aqueles sem.  Até países desenvolvidos como Estados Unidos, Espanha, Itália e Reino Unido enfrentam grandes dificuldades.  Muitos países em desenvolvimento e países pobres enfrentarão dificuldades ainda maiores. Mesmo que um país tenha apenas um paciente com coronavírus, o perigo para o mundo inteiro é tal que é de importância crucial que todos nós, na Terra, trabalhemos juntos para enfrentar e superar essa crise.

Todos os dias, o número de doentes aumenta. Quando vemos o número de mortes aumentando além das centenas e milhares, podemos ficar entorpecidos.  Na realidade, cada um deles é uma pessoa viva e que respira.  Em particular, médicos e profissionais médicos estão cuidando dos doentes e fazendo grandes sacrifícios para combater esta batalha. É muito importante que todos expressemos nossa gratidão, apoio e elogio por eles.

Assim, para mostrar como nós budistas apoiamos a todos durante esta epidemia atual, a partir do próximo sábado, teremos uma sessão de preces de uma hora na internet todos os dias durante uma semana. Todos nós podemos orar juntos pela paz mundial e pelo fim da epidemia.  A hora será anunciada mais tarde.  Por isso, gostaria de pedir a todos que façam preces juntos para que todos no mundo sejam felizes e que essa pandemia passe rapidamente.

Top